O Esporte e a Saúde Bucal

boca

As práticas esportivas estão cada vez mais envolvidas no cotidiano das pessoas sendo que os resultados obtidos, são, muitas vezes, definidos por pequenas variáveis. Entre elas está a saúde bucal.
Os esportistas exigem muito de seu físico e por isso devem ter maiores cuidados com sua saúde e a saúde bucal não pode ficar fora deste conjunto, afinal, a saúde começa pela boca.

Quem pratica esportes deve ter condições físicas adequadas para competir sem riscos ou diminuição do seu rendimento físico.
Entre outros objetivos da prevenção oral para atletas está garantir uma excelente saúde bucal, detectando fatores prejudiciais a ela.

O rendimento de um atleta pode diminuir por vários motivos, como:

• Má oclusão: o que gera problemas de mastigação podendo prejudicar a absorção de nutrientes, assim como pode provocar desequilíbrios musculares e problemas na articulação têmporo-mandibular, podendo desenvolver problemas na coluna;

• Dor e desconforto: que são suficientes para prejudicar o desempenho e a concentração.

• Foco infeccioso na boca: o que representa o comprometimento da saúde dos dentes e/ou do periodonto, espalhando-se pela corrente sanguínea, provocando risco para o coração, lesões nas articulações e dificuldade de recuperação em lesões musculares.

• Respiração bucal: o que representa um atleta que pode ter um rendimento físico 21% menor se comparado a um que respira pelo nariz.

• Hábitos viciosos ( roer unhas, ranger dentes): abrasão e desequilíbrio.

Os traumas ocasionados na prática esportiva representam uma parcela importante, de 14 a 39%, entre as etiologias do traumatismo dentário. Os índices de traumatismos em esportistas são altos devido ao correlacionamento entre apertamento dental com a prática de alguns esportes. A carga excessiva diária desse apertamento dos dentes gera complicações prejudiciais para o atleta e pode repercutir em seu desempenho.
Diversos estudos relacionam dores nas costas com problemas oclusais, devendo o atleta procurar um dentista além de um ortopedista. Quando uma pessoa tem algum problema na boca, ela leva até duas vezes mais tempo para se recuperar, pois o sistema de defesa do organismo ficará dividido entre a lesão da boca e a física.
Um cirurgião-dentista é essencial em qualquer modalidade esportiva, atuando tanto preventivamente, como no tratamento de lesões orais, devendo o atleta realizar consultas preventivas anuais.

JANINE BEYRUTH
Cirurgiã Dentista