Dicas para uma Vida Melhor

Sabe-se que o envelhecimento é um processo biológico que pode ser controlado. Há uma série de estudos afirmando que um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade, com isso a expectativa de vida aumentou em mais de 30% neste início de século, e é sempre bom lembrar:

EXPRESSE SUAS EMOÇÕES. (Journal of Clinical Psychology, Inglaterra), aqueles que manifestam suas emoções por meio de alguma atividade esportiva ou artística são mais saudáveis do que as pessoas que não o fazem.

MANTENHA A MENTE ATIVA. Estudo publicado no New England Journal of Medicine, relaciona a leitura, o aprendizado de uma língua ou de um instrumento, com a redução do risco de lapsos, perda de memória e demências. Além de manter seu cérebro em ótimas condições de funcionamento, você estará sempre atualizada. Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução.

SEJA OTIMISTA. Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva pode diminuir em até 55% a manifestação de doenças hereditárias.

SEJA SOLIDÁRIO. Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico e/ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura na terceira idade.

TENHA FÉ. Ter uma crença forte em algo ajuda a combater o stress e problemas emocionais, torna a vida mais prazerosa, e aumenta muito a expectativa de vida, estabelecendo melhor o bem estar. International Journal of Psychiatry and Medicine

SEJA MAIS SOCIAL. Segundo estudo publicado no Health Psychology Journal, as pessoas que mantêm longas e bem-sucedidas amizades têm uma expectativa de vida maior em comparação àquelas que pouco se relacionam socialmente.