Antes da Prova

pista

Ao chegar no lugar onde a prova será realizada, um ou dois dias antes da competição, quando não há mais o que treinar, pois você já estará na fase de descanso, seus pensamentos e atitudes serão essenciais para poder atingir o objetivo desejado As habilidades técnicas e tísicas já terão sido treinadas, e as habilidades mentais, se não preparadas, poderão colocar a perder meses de treino Confira algumas atitudes que poderão complementar seu treinamento ajudando a atingir o objetivo proposto.

1) Atitude mental positiva

No trabalho que faço, de preparação psicológica com atletas, dou ênfase na atitude mental positiva, pois reconheço nesta característica um detalhe diferenciador no cotidiano do atleta Isto reflete tanto na prática esportiva como na sua vida em geral. Pensamentos negativos como: “não gosto de competir com chuva”, ‘minha corrida não está boa” e “se eu nadar mal não terei chances” criam resistências físicas e mentais, prejudicando demasiadamente a performance do esportista. São nesses momentos que ele pode mudar as afirmações para: “gosto de competir na chuva pois é um grande desafio”, “minha corrida melhorou bastante esta semana”
e “quero nadai bem”.
A mudança de uma atitude para outra é gradual, pois como são habilidades psicológicas, é necessário um tempo de treinamento. Mas o uso do pensamento positivo que direciona nossas ações não significa necessariamente ignorar problemas e dificuldades. Deve-se reconhecer que os aspectos negativos tornam-se lições para mostrar novos caminhos para progredir.

2} O que você pretende nesta prova?

Traçar um objetivo que coincida com sua realidade aluai é essencial A determinação de saber o que se pretende nesta prova dará o entusiasmo e o foco necessários para consegui-la. Somos movidos a sonhos, desejos e metas, portanto, tenha-os bem nítidos em sua mente. Desta forma, você estará os aproximando da sua realidade, deixando mais confiante para conquistá-los. Comprometa-se com o que você se propôs, só assim terá forças para as mudanças desejadas. Penso que acreditar poder realizar o que se deseja seja um dos grandes segredos do sucesso.

3) Conheça o percurso da prova

O triathlon é um esporte que possibilita o atleta conhecer as “surpresas” que o percurso oferece antes da competição acontecer. Utilize este fator positivo para experimentar nadar, pedalar e correr exatamente onde a prova acontecerá. Fique muito atento quando estiver conhecendo o percurso, cada detalhe será importante para que no dia da competição você não se surpreenda com nada. A atenção a estes detalhes ê o que difere o campeão dos outros. Surpresas como vento mar agitado, chuva, calor ou frio excessivos já bastam. Porém, detalhes do percurso e seus equipamentos e suplementos organizados para uma transição rápida você
pode planejar.

4) Campeões não nascem sabendo

Momentos antes da competição não é a hora oportuna de se cobrar, nem de tentar fazer o que atletas de elite estão fazendo. Pensar e dar importância a isto agora só lhe causará ansiedade. Foque a atenção em você. Não resolva experimentar comer alimentos diferentes da sua rotina diária antes e durante a prova, por mais que observe que o atleta que tanto admira esteja comendo. Seu organismo já está acostumado a funcionar com determinados alimentos, mudar agora por que1 Penso que podemos aprender muito prestando atenção nas atitudes e hábitos de campeões, mas momentos antes da prova não ê a hora certa. Portanto, ouça seu corpo e verifique suas estratégias. O centro das atenções deve ser você.

5) Experiência positiva importante

Faça uma retrospectiva e encontre uma ou duas situações em que você atingiu ou superou seus objetivos no esporte. Ao identificá-la(s) tente visualizar e reviver as sensações, o estado de espírito, a energia e emoções sentidas. Procure lembrar das características deste dia. Todos os detalhes são importantes. Estas imagens e sensações devem o preencher de confiança, determinação e garra. Utilize este estado de espírito e estas imagens antes da largada e nos momentos difíceis ou imprevistos, que necessitem de força, entusiasmo e “cabeça fria”. Transforme o cenário maravilhoso que o triathlon proporciona em inspiração para se concentrar.

6J Visualize a prova

No dia anterior a prova, ao se deitar, relaxe seu corpo, procure uma posição confortável, faça cinco respirações prolongadas e depois tente visualizar a prova acontecendo, como se fosse um filme passando em sua mente. Não se preocupe em fazer com que a prova seja perfeita, dexe acontecer o que a sua mente intuir, pois você pode se visualizar em algum imprevisto ou em alguma situação negativa, e isto o fará buscar saídas.
Logo após traçar as estratégias para evitar que os imprevistos visualizados aconteçam faça as cinco respirações prolongadas novamente e tente imaginar a prova perfeita, aquela que você pretende realizar. Utilize todos os seus órgãos do sentido: visão, audição, lato, paladar e olfato. Ouça o barulho da sirene, sinta a temperatura da água, as suas braçadas, o sol batendo no seu rosto, você correndo para a transição, a água salgada na boca, as pessoas gritando, o barulho da roda girando no ciclismo, o vento batendo nos seus braços e pernas. sua respiração e passadas na corrida. …não esqueça de nenhum detalhe. …até cruzar a linha de chegada num sprint maravilhoso, superando seu objetivo. Fique com essa sensação, ela é só sua, e guarde-a, pois ela será o segredo do sucesso da sua prova!

7} Curta muito!

Tire qualquer pressão que possa existir dos seus ombros, não é hora de se exigir, de pensar no que já aconteceu, de querer se mostrar ou fazer a prova para alguém. Você já treinou tudo o que podia, agora é se
concentrar e curtir. Faça a prova para você, se supere conquistando desde pequenos objetivos até grandes atitudes, mas não esqueça de colocar amor no que faz. Vai valer a pena! Esta prova apenas faz parte do processo de aperfeiçoamento do seu rendimento, ela não é o seu rendimento. Tente encará-la desta forma. Não deixe com que pensamentos como o do dinheiro gasto com a viagem, inscrição ou equipamento novo interfiram negativamente. Você está investindo em você, no esporte que o realiza e proporciona a superação de limites e sensações nunca antes vividas. Não olhe os outros atletas como adversários, eles são apenas motivações que criamos para superar nossos limites. Pense nisso!

8) Minutos antes da largada…

Ao se distanciar de outros atletas você evita ser contagiado pela ansiedade e pelo nervosismo deles. Portanto, este deve ser o primeiro e talvez o mais importante passo a ser tomado minutos antes da largada. Aqueça sozinho e não deixe que seus pensamentos sejam voltados a situações passadas ou tentem antecipar o que está por vir. O momento presente ê o mais importante, ele é decisivo para a sua performance logo mais. Encerrado o aquecimento, encontre um lugar isolado e tranqüilo, e simplesmente preste atenção em sua respiração, sem tentar controlá-la, apenas a perceba. Se imagine envolto por uma luz, deixe que a cor desta luz você intuirá no momento que estiver fazendo este exercício. E tente reviver as sensações das situações identificadas no item 5, Experiência positiva importante. Se for preciso, reviva a situação escolhida e se contagie com a segurança, garra e determinação que ela proporciona. É com esta sensação que você poderá ir, aos poucos, se colocando no lugar estrategicamente escolhido na largada-E Boa Sorte!!!

W/cole Tauchmann
Psicóloga Esportiva
nicole ® trisportmagazine. com