Acelerando a Recuperação Após a Prática de Exercícios

Para acelerar a recuperação após uma sessão exaustiva de exercícios, os atletas devem continuar exercitando-se por 10-20 minutos a intensidades progressivamente menores para que o ácido láctico dos músculos e do sangue seja removido mais rapidamente. O alongamento de todos os grupos principais de músculos deve ser feito em seguida.

Os atletas devem começar a consumir líquidos e carboidratos imediatamente após o exercício, para ajudar o corpo a repor os líquidos perdidos no suor e a reabastecer os depósitos de glicogênio muscular.

Pesquisas indicam que um atleta de 70 kg (154 libras) deve consumir 50-150 gramas de carboidratos (200-600 Calorias) nas primeiras duas horas após o exercício, para otimizar a reposição dos estoques de glicogênio muscular.

Quantidades tão pequenas quanto 6 gramas de proteína (quantidades maiores não são melhores) podem acelerar a síntese protéica nos músculos após a prática de exercícios. As caras proteínas em pó e suplementos de aminoácidos não são mais eficazes que os alimentos normais (ex.: carne, peixes, ovos) para o fornecimento de aminoácidos necessários.
É importante repor tanto a água quanto os eletrólitos (principalmente o sódio) durante e após os exercícios para minimizar a desidratação, estabilizar a volemia e evitar cãibras musculares.
Apesar de haver algumas exceções, os atletas geralmente necessitam de, no mínimo, 7-8 horas de sono por noite para poder apresentar seu desempenho máximo.