Haile Gebrselassie

hale

Haile Gebrselassie talvez seja o maior fundista de todos os tempos, com seus 27 recordes mundiais (!!) e outras tantas medalhas olímpicas. Ele passou a investir nas maratonas apenas no ano de 2002 em sua estreia em Londres. Ele iniciou a prova em um ritmo de recorde mundial, mas acabou sucumbindo nos metros finais terminando em terceiro, atrás do então recordista mundial, Khalid Khannouchi e para aquele que seria anos depois o recordista e seu sempre rival Paul Tergat.

Em 2007, Gebrselassie depois de outras provas com marcas excelentes, conseguiu aquilo que ele tanto buscava: venceu a importante Maratona de Berlim com mais um recorde mundial (2h04min26), roubando por 29 segundos o recorde de Tergat conseguido na mesma prova. O feito lhe rendeu ainda no asfalto um telefonema ao seu amigo com pedidos de desculpas.

No ano de 2008 o incrível aconteceu mais uma vez. Haile inicia a prova em ritmo de recorde mundial, seus coelhos o acompanham até onde conseguem, caindo um a um com o último “fumando” na marca de 35 km. Nos 5Km finais, sabendo que está perto de mais um feito, Geb acelera sozinho, faz dos últimos 5Km os mais rápidos da prova num ritmo alucinante e quebra por 27 segundos mais um recorde do mundo e desta vez quebra uma barreira que é correr pela primeira vez abaixo das 2h04, estabelecendo fantásticos 2h03min59.

É interessante reparar numa curiosidade no braço esquerdo do atleta: Haile cresceu numa fazenda que ficava a 10 Km de sua escola e, por fazer o mesmo trajeto desde criança correndo para ir e voltar, seu braço esquerdo ainda faz um movimento levemente diferente do direito, pois é nele que carregava os livros escolares.

FONTE: Webrun.com.br