Gabriel Santos, de Arraial do Cabo, vence etapa do Estadual de Aquathlon, em Copacabana

Gabriel Santos foi o destaque absoluto da III Etapa do Campeonato Estadual de Aquathlon, disputada no domingo (16/09), em Copacabana. Estreante na categoria, o morador de Arraial do Cabo, e atleta recém-chegado à equipe Carlos Eugênio CE+3, Gabriel venceu na elite, desbancando atletas que lutam pelo título da temporada.


noticia-nenem

O atleta completou os 2k de corrida, 750m de natação e mais 2k de corrida em 22min12s. Hugo Amaral Horta (Vidativa/Juiz de Fora) chegou em segundo, com 22min57s.

No feminino, vitória de Renata Silva Y Nunes (Pró Ribeiro), com 26min07s, seguida por Laura Marques (TS), com 26min25s.

A estratégia de Gabriel Santos foi forçar na corrida, já que sua natação ainda não é tão forte: “Este foi o meu primeiro aquathlon e estrear com vitória na elite é muito bom. Como minha corrida é bem forte, decidi sair no mesmo ritmo dos atletas da ponta. Sabia que perderia posições na natação, o que de fato ocorreu. Mas na segunda corrida forcei novamente e reassumi a ponta. Eu tenho mais facilidade na corrida por já praticar há mais tempo. Ainda preciso evoluir muito na natação”, disse o atleta.

Com 23 anos, Gabriel já havia feito dois biathlons e sonha um dia poder fazer triathlon. “Estou apenas começando nesta modalidade. Esse foi o meu primeiro aquathlon. Triathlon é algo que sonho fazer um dia.”

Além de festejar seu primeiro pódio numa prova oficial da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro, Gabriel festeja também a possibilidade de treinar numa das principais equipes de triathlon do Brasil.
“O Carlos Eugenio Ferraro (Neném) não me conhecia e eu também não tinha treinador. Um amigo me apresentou à Sandra Soldan (triatleta olímpica e esposa de Neném), que me levou até o Carlos Eugenio. Fiz um treino e entrei para a equip”, conta Gabriel, que encaixa os treinos numa rotina que inclui curso de inglês e estudos para um concurso público.

> Resultados III Etapa Estadual de Aquathlon

Masculino:
1o – GABRIEL DA COSTA DOS SANTOS (Carlos Eugenio – CE+3/Arraial do Cabo) – 22min12s
2o – HUGO AMARAL HORTA BARBOSA (Vida Ativa/Juiz de Fora) – 22min57s
3o – WAGNER CARDOSO DE MIRANDA (Avulso/Rio de Janeiro) – 23min16s
4o – LEONARDO DE OLIVEIRA LOPES (Voight Triathlon/Rio de Janeiro) – 23min23s
5o – DIEGO DA SILVA MAMEDIO (Baratas da Costeira/Angra dos Reis) – 23min36s

Feminino:
1o – RENATA SILVA Y NUNES MOREIRA (Pró-Ribeiro/Rio de Janeiro) – 26min07s
2o – LAURA ROSA MARQUES (TS – Treinamento Esportivo/Rio de Janeiro) – 26min25s
3o – AILA ALVES MIRANDA (Avulsa/Rio das Ostras) – 26min26s
4o – DENISE SAVARY ANTONIO (Avulsa/São Vicente-SP) – 28min21s
5o – CLAUDIA PASSOS MIGUEZ BASTOS DA SILVA (Avulsa/Rio de Janeiro) – 29min07s