Distância de 1,5m entre ciclistas e veículos. Por que?

distancia-15m
O artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro obriga o motorista a passar no mínimo a 1,5 metros de distância de ciclistas que estejam na rua. Essa é uma segurança que os praticantes de bike e pessoas comuns têm para que seu espaço na prática esportiva seja respeitada. Mas, afinal de contas, por que essa distância de 1,5 metros?

Fundamentalmente, as regras estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro visam proteger a vida de quem utiliza as ruas, sejam eles motoristas de veículos motorizados, ciclistas, pedestres e todo mundo que transita pelas ruas e estradas.

Para o ciclista, qualquer movimento mais brusco pode resultar em uma queda que pode se tornar mais grave ou até mesmo fatal se ocorrer do ciclista cair para a pista em meio aos carros. Até mesmo o deslocamento de ar dos veículos pode tirar o equilíbrio daqueles que estejam utilizando a bicicleta como meio de locomoção. Por isso mesmo o artigo 220 do CTB indica que motoristas reduzam ao ultrapassar uma bicicleta.

Portanto, existem diversos motivos para que seja respeitada a distância de 1,5m entre ciclistas e veículos: o ciclista pode ter um desequilíbrio momentâneo que altere sua trajetória um pouco para o lado (como os ocasionados pelo deslocamento de ar, por exemplo), pode ter que desviar de algum buraco na via ou ter o guidão tocado pelo espelho retrovisor dos carros.