Dicas de exercícios específicos para aprimorar seu modo de correr

A corrida é um esporte praticado por diversas pessoas e idades. Mas para isso, é preciso fazer a atividade da melhor maneira possível. A forma mais adequada para se adquirir uma boa técnica é recrutar toda a musculatura específica e praticar exaustivamente os exercícios educativos, que podem trazer alguns efeitos positivos. Confira.

corrida

> Memória muscular: com o estímulo específico e repetido, a musculatura fica condicionada a realizar os movimentos como a passada, a aceleração e até respiração de maneira correta, o que evita lesões de caráter ortopédicas nos corredores;

> Ajuste do posicionamento corporal: condicionamento da postura correta para a corrida de diversas formas como utilização dos braços, alinhamento do tronco, elevação ideal dos joelhos e inclinação do corpo;

> Técnica de corrida: manutenção da amplitude da passada para economia de energia na partida ou sprint final, controle da freqüência da passada, elevação dos braços, diminuição do peso do tronco, controle da respiração e posição dos pés no contato com o solo.

Cada exercício educativo tem o seu objetivo. Para corrigir a elevação de joelhos na passa o mais indicado é o Skipping alto e baixo. Anfersen, melhora a elevação do calcanhar. Já para ter uma maior ênfase na articulação do tornozelo o ideal é fazer o Dribling. E o Hopserlauf melhora a flutuação da passada.