Corrida Noturna: Como Devo Me Preparar?

corrida-noturna
Por Anielle D´Angelo Sanjar
Nutri + Sports

Muitos são os corredores que treinam em horários noturnos. Por essa razão, devem ficar atentos ao que comer e beber, não só momentos que antecedem ao treino, como também no decorrer do dia. Invariavelmente, este indivíduo vem de uma jornada de 8 a 10 horas de trabalho, com intenso desgaste físico-psíquico. Nada mais óbvio então, se preparar para mais o desgaste inerente a corrida. Lembre-se que o desempenho que irá ter no treino é diretamente proporcional a forma como se alimentou horas antes ao esforço. Vale aqui aquela famosa dica de procurar comer de 4 em 4 horas, garantindo dessa forma, um treino com qualidade.

Cerca de 1 hora antes da corrida o atleta deve ser preocupar em consumir alimentos que, além de oferecer a energia necessária para a força muscular e manutenção das taxas de açúcar no sangue, são também de fácil digestão. Biscoitos e torradas sem gorduras, frutas frescas ou secas, pão branco ou batata cozida são exemplos. Ou seja, para aqueles que saem do trabalho diretamente ao treino, devem se programar para levar de casa os alimentos que irão consumir antes de treinar (a famosa bolsa térmica é uma grande aliada). Caso o corredor não tenha a possibilidade de se alimentar pode optar por suplementos contendo carboidratos, como as soluções concentradas entre 10 a 15%. O uso de suplementos durante o treino é válido a depender da extensão do tempo da corrida. Para treinos com até 12Km apenas a hidratação é o suficiente. No entanto, em treinos mais prolongados vale a pena investir em suplementos que contenham carboidratos com baixa concentração, como géis ou soluções entre 6 a 8%.

Além de uma boa hidratação, após o treino o atleta deve fazer uma refeição completa que facilite sua recuperação, preparando-se assim, para mais um dia de trabalho. A refeição ideal é aquela com carboidratos integrais (arroz, massas com molhos leves, batata, pão ou trigo), proteínas magras (leguminosas, ovos, carnes brancas ou laticínios desnatados), vitaminas e minerais antioxidantes (verduras e legumes crus e as frutas). Essa refeição deve ser leve, com o mínimo de gordura, livre de açúcares refinados, para que a digestão seja rápida. O ideal é aguardar cerca de 1 a 2 horas antes de dormir.

Em dias mais frios há um maior gasto calórico e, por conseqüência, fique de olho nas calorias para que seu peso não sofra grandes variações. Além disso, hidrate-se bem, mesmo que não transpire como em dias mais quentes, para um melhor controle térmico interno.