Uma dica simples, fácil e de acesso a todos!

Você já reparou quanta vezes você mastiga ou quanto tempo você gasta para almoçar ou jantar?

masticagao

É bom começar a reparar, pois se quer melhorar sintomas de alergias respiratórias, melhorar a absorção de nutrientes, performance, reduzir a fadiga muscular, dores estomacais, gases, estufamento, e começar a tratar a sua microbiota intestinal, repare como anda a sua mastigação.

O ideal é mastigar em média de 25 a 33x dependendo do alimento. A mastigação insuficiente, gera a produção de alimentos mal digeridos no intestino, formando macromoléculas que agridem a mucosa intestinal, não deixando que vários nutrientes sejam absorvidos pelo intestino, e alimentando bactérias patogênicas ou gram negativas, dessa forma acaba aumentando a permeabilidade intestinal, favorecendo a translocação dos lipopolissacarídeos, gerando a alergenicidade e autoimunidade. Lembramos que 60% das células de defesa do corpo são produzidas dentro do intestino e o próprio exercício intenso já favorece o aumento da permeabilidade intestinal, associe a pressa para comer mais o exercício intenso ao qual a maioria de nós fazemos todos os dias ou quase todos os dias, por isso é comum vermos atletas e até mesmo praticantes de atividade física, com dificuldade respiratórias, fadiga muscular, quadros de diarreias frequentes, e muitos outros sintomas ao qual passam as vezes despercebidos.

Uma pequena mudança com um custo zero e a mudança de um hábito simples, já provocaria grande melhoras desses sintomas e de muitos outros.

Cuidar da mastigação é fundamental, evitar líquidos durante as refeições também, e quando necessário haver a introdução de enzimas digestivas, fibras prebióticas, probióticos, glutamina e zinco. Essa é a dica para já começar a partir de hoje!

> Por Helton Finocchio
Nutricionista