Qual Distância Correr?

Cada corredor se sente melhor e mais confortável competindo num determinado percurso e distância . Enquanto uns escolhem uma corrida rápida de 5km, 8 ou 10km, outros preferem competir em distâncias maiores, desafiando a mística da maratona ou percursos ainda mais extensos. Logicamente, estes desempenhos podem ser devidos a fatores fisiológicos (constituição orgânica), tempo disponível para o treino ou mesmo fatores psicológicos.

Certos corredores simplesmente não tem paciência para suportar um esforço por tempo muito prolongado ,como 3 ou 4 horas. Ficam ansiosos (não fatigados), tentam correr mais rápido que seu condicionamento permite na intenção de chegar logo ao final da prova ou treino, e a fadiga lhe impõe um resultado decepcionante.

Vários fatores interferem para o corredor atingir uma boa performance: Nível de treinamento, nível motivacional, problemas de lesões ou saúde. No entanto, mesmo o atleta tendo feito seu treino corretamente, ele sempre correra uma determinada faixa da prova mais confortável em função do seu treinamento e do seu organismo.

Com relação aos fatores fisiológicos, fica muito difícil para a grande maioria, diferenciar seus atributos, se são para provas curtas ou longas, pois precisariam ser feitos testes laboratoriais, que custa dinheiro. Então o mais fácil e barato, é o atleta escolher a prova que mais lhe agrada e a prova em que ele se sai melhor .

Já com relação ao tempo para o treino, isso se torna fundamental ,na hora de se escolher qual a prova a se correr .Se o atleta não dispõe de muito tempo para se dedicar aos treinos, então as maratonas e provas longas, com certeza, já estarão descartadas. Restando assim as provas mais curtas, que com no máximo 1 hora por dia pode-se fazer um ótimo treino.

E o lado psicológico, seria como o ajuste final na escolha da distância certa a se correr. Os atletas mais focados, ao contrario do que se pensa, tem mais facilidade para correr as provas mais curtas, pois estas são mais sofridas e exigem uma maior concentração do atleta para não perder o ritmo e deixar a fadiga tomar conta, fazendo com que ele diminua o ritmo. Já as provas mais longas, são mais fáceis de se treinar, basta fazer treinos longos para adaptar o corpo e a cabeça .

Com isso, espero ter ajudado aos leitores a pensarem melhor sobre seus próximos objetivos e quais seriam as melhores provas e treinos daqui para frente .