A Importância da Hidratação

agua

A hidratação é sem duvida um dos assuntos mais importantes para os atletas.Vamos entender com maiores detalhes os motivos dessa importância e como fazer para manter seus níveis de hidratação adequados.
Porque a hidratação e tão importante?

A maior parte das reações químicas que geram energia e que ocorrem no seu organismo acontece no meio aquoso. Alem disso, a água e responsável pela termoregulacao do seu organismo, uma vez que nos somos seres de temperatura corporal constante, e que deve permanecer assim. A água desempenha papel fundamental na manutenção do volume sanguíneo, alem de permitir o resfriamento e a manutenção da temperatura corporal.Também, a água e o componente líquido principal do nosso sangue, transporta, alem da temperatura, substancias importantes, como vitaminas e eletrólitos que são de fundamental importância para transmissão do impulso nervoso e conseqüentemente para contração muscular.
A água e tão importante para os seres humanos que um adulto tem por volta de 60% de peso corporal em água, que banha todos os tecidos, passando entre eles por osmose, levando este ou aquele nutriente, ou ainda controlando a
temperatura corporal.
Estas informações se tornam ainda mais importante quando se leve emconsideração à perda de água sofrida por quem pratica esportes no calor. Uma pessoa aclimatada pode perder ate três litros de suor em uma hora de exercício. E a sede não nos alerta para esta perda? Não, na maior parte das vezes, a sede e um mau sinal, quando sentimos sede já perdemos cerca de 20% do nosso peso corporal em água, esta perda influencia negativamente a performance, e se não for reposta, pode trazer graves conseqüências.
No suor, você não perde apenas água, mas também sais minerais importantes (sódio, potássio e eletrólitos).Esta perda pode começar a influenciar seu exercício mais cedo do que você imagina por causa da importância dos eletrólitos. Assim, quando seu ritmo diminui e aquela corrida que você estava acostumado a fazer num ritmo bom no frio começa ficar mais difícil, provavelmente você esta desidratado. O próximo passo são as câimbras, e se você continuar o exercício os sintomas podem passar a ser de hipertermia, ou mesmo de desidratação grave, como tonturas, náuseas, desmaios e ate convulsões.
Bom, como não queremos que isso aconteça, vamos então encontrar o melhor jeito de repor as perdas hídricas. A velha e boa água serve muito bem para repor essa perda hídrica em exercícios de ate uma hora em ambientes quentes.
Em exercícios mais prolongados, ou em indivíduos com sudorese acentuada, é necessário repor o líquido perdido, mas sem diluir o resto dos eletrólitos que ficaram em seu corpo, prejudicando ainda mais sua performance. Para isso, a melhor indicação são os isotônicos. Eles recebem esta denominação por terem uma concentração de eletrólitos muito parecida com a do sangue humano. Desta forma, a ingestão de isotônicos restabelece suas funções de maneira ideal.
Na maior parte das vezes, os isotônicos possuem na composição determinada quantidade de carboidratos, assim, além de terem o papel de repositores hídricos, também funcionam como fornecedores de energia.
Em princípio, a recomendação básica é a de que não devemos esperar sentir sede para começar a ingerir líquidos, principalmente, praticando atividades
físicas no calor.
Assim, manter-se hidratado é extremamente essencial e relativamente fácil. Portanto, não deixe este fator tão simples, mas ao mesmo tempo tão importante, atrapalhar sua performance.

Fonte: Runningbr