A Importância da Base para uma Boa Temporada

A escassez de corridas nos meses de janeiro e fevereiro cria um momento oportuno para se fazer o chamado “treinamento de base”, tradicionalmente conhecido como treinamento de volume. É a época em que o corredor cobre grandes distâncias por sessão, variando o terreno percorrido, subindo morros e cruzando campos, nada muito específico.Tudo feito esquecendo o relógio, o que permite um
ritmo agradável.

Esta visão do treinamento é bastante convidativa; nada de compromisso, nada de cobranças com relação á performance, ficando só o prazer da corrida.
Vale lembrar também que no período de base o atleta deve procurar fazer outras atividades, que vão compor um mosaico com os treinos de corrida, desenvolvendo o corpo comum todo.Nesse sentido são realizados exercícios de ginástica localizada com o propósito de fortalecer a musculatura das pernas, costas e abdômen, além de tórax e braços.Deve-se dar, igualmente, atenção aos exercícios que trabalham amplitude do movimento, através de séries de alongamentos.
Neste mês de janeiro, preferencialmente, deve-ser começar com poucas corridas, priorizando atividades diferentes, como ciclismo, natação, caminhada e jogos coletivos. Neste período, que pode variar de 2 a 4 semanas, o atleta tem um intervalo para se recuperar de alguma lesão que por acaso tenha sofrido nos últimos meses do ano anterior.
Vale lembrar que esta abordagem “tradicional” do treinamento de base é, porém, alvo de um número cada vez maior de críticos, que consideram pouco eficiente esta metodologia.Treinamento de base, executado com menor volume e maior intensidade, traz respostas mais significativas á performance, tanto para o atleta de elite quanto para o amador.
Para o treino e saúde o ideal é mesclar treinos curtos de maior intensidade – uma a duas vezes por semana – com treinos mas longos no restante da semana. Os atletas com resultados mais expressivos ou com mais tempo de trabalho tendem a fazer uma base mais intensa, enquanto para aqueles menos experientes em corrida, idosos ou os afastados de provas há algum tempo recomenda-se uma base
mais tradicional.

DICAS IMPORTANTES

Valem as dicas para o treinamento nesta fase:

• hidrate-se sempre;
• use roupas leves e claras;
• use tênis macio;
• varie o terreno(morros, areia, cross, asfalto);
• proteja-se do sol (protetor solar com alto fator de proteção e à base de água, óculos escuros e boné).